Realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o I Workshop Polissacarídeos, promovido pelo Instituto nacional de Ciência e Tecnologia em Polissacarídeos, contou com a participação de vários pesquisadores renomados.
Auditório Prof. João Porfírio de Lima Cordão – DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA – CCN/UFPI
Em sua primeira edição, ocorreu de forma híbrida e contou com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais renomados de consolidados centros de pesquisa e reconhecido desempenho científico, contribuindo na formação de discentes nos diferentes níveis de ensino (ensino médio – iniciação científica júnior, graduação, mestrado e doutorado).
Pesquisadores INCT Polissacarídeos e equipe organizadora.
Alguns minicursos foram ministrados com o objetivo de difundir os conhecimentos na área de polissacarídeos, divulgar a importância do uso desses materiais e impulsionar a transferência de conhecimento. Além dos minicursos, professores apresentaram palestras avançadas, seguidas de discussões. Sessões de pôsteres permitiram aos jovens pesquisadores apresentarem seus resultados aos colegas e especialistas da área. O evento também teve transmissão on-line em tempo real.
A abertura do evento contou com a presença do diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFPI), Prof. Dr. Edmilson Miranda de Moura; do Presidente da Fundação do Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), Dr. João Xavier da Cruz Neto; do Prof. Dr. José Lamartine Soares Sobrinho, coordenador do INCT TEC SIS 4.0; da professora titular do Departamento de Química da UFC, Dra. Judith Pessoa de Andrade Feitosa; do professor associado no Departamento de Química da Universidade de Coimbra, Dr. Artur José Monteiro Valente e do coordenador do INCT Polissacarídeos, Prof. Dr. Edvani Curti Muniz.
Mesa solene de abertura do evento
O evento teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Piauí (FAPEPI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).