INCT Polissacarideos

Coordenação

Coordenador: Edvani Curti Muniz

Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UFRGS. Doutor em Ciências (Físico-Química) pela UNICAMP. Possui pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica. Professor Titular, área de Físico-Química, do Dep. de Química da Universidade Estadual de Maringá (aposentado em julho/2016, atualmente voluntario). Professor Visitante na UTFPR, Londrina. Professor Titular efetivo na UFPI (Dep. de Química), desde agosto/2019. É professor permanente nos seguintes programas de pós-graduação: Química da UEM; Ciência e Engenharia dos Materiais (PPGCEM) da UTFPR, Londrina-PR; Química da UFPI. Coordenador da área de Materiais na Capes (2022-2026). Membro do Comite Assessor CA-MM no CNPq (2022-2025). Áreas de expertise: relação estrutura-propriedades em materiais poliméricos. Análise multivariada. Biomateriais poliméricos. Pesquisador 1A no CNPq.

Vice-coordenadora: Maria Gardênnia da Fonseca

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba – antigo Campus II, Campina Grande e em licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É Professora Titular do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba (Campus I) desde 2018. Tem experiência na área de Química e de Ensino de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nas seguintes temáticas: síntese de materiais híbridos obtidos a partir de argilominerais naturais e sintéticos, fosfatos de cálcio e silicatos mesoporosos voltados para aplicações adsortivas de metais poluentes, corantes, fármacos entre outros poluentes, veículos para fármacos, fotocatalisadores e materiais antimicrobianos. Pesquisadora 1C no CNPq.

Comitê Gestor

O Comitê Gestor tem a função de decidir, julgar, acompanhar e fiscalizar toda e qualquer atividade desenvolvida no âmbito deste INCT e é constituído pelos pesquisadores docentes: Dr. Edvani Curti Muniz Dra. Maria Gardênnia da Fonseca, Dra. Denise F.S. Petri, Dr. Edson Cavalcanti de Sousa Filho, Dra. Joana Lea Meira Silveira, Dra. Judith P. A. Feitosa e Dr. Artur J. M. Valente.

Membros do Comitê

Linha de Atuação 01

Supervisão: Prof. Dr. Edson Cavalcanti da silva filho (UFPI).

Ações de cooperação de pesquisa entre os diversos grupos do INCT.

Linha de Atuação 02

Supervisão: Prof. Dr. Hernane da Silva Barud (UNIARA).

Ações de aproximação de empresas com o INCT Polissacarídeos.

Linha de Atuação 03

Supervisão: Profª. Dra. Denise Freitas Siqueira Petri (USP).

Ações de cooperação internacional.

Linha de Atuação 04

Supervisão: Profª. Dra. Joana Lea Meira Silveira (UFPR)

Uso compartilhado de infraestrutura.

Linha de Atuação 05

Supervisão: Profª. Dra. Regina Celia Monteiro de Paula (UFC)

Atracão de jovens pesquisadores para as linhas de pesquisas vinculadas ao INCT

Linha de Atuação 06

Supervisão: Profª. Dra. Maria Gardênnia da Fonseca (UFPB)

Plano de Educação e Difusão do Conhecimento.

Linha de Atuação 07

Supervisão: Prof. Dr. André Francisco Pivato Biajoli (UFPel)

Divulgação científica com polissacarídeos.

Linha de Atuação 08

Supervisão: Prof. Dr. Valdeir Arantes (USP).

Escalonamento de extração ou produção de produtos a partir de polissacarídeos.

Linha de Atuação 09

Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.

Supervisão: Prof. Dr. Livio Cesar Cunha Nunes (UFPI).

Instituições Envolvidas

Brasileiras

Estrangeiras

Parceiras

Laboratórios Associados

Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento de Compósitos e Materiais Poliméricos - LaCoPol

Representante da IES : André Ricardo Fajardo
Instiuição: UFPel

O LaCoPol realiza atividades de pesquisa na área de Compósitos e Materiais Poliméricos visando o desenvolvimento de técnicas e procedimentos experimentais para obtenção de novos materiais e/ou melhoramento de materiais já existentes. Para isso são utilizados principalmente os polissacarídeos de origem natural e materiais derivados de biomassa. Diferentes estratégicas químicas e físicas são empregadas no desenvolvimento de novos materiais, os quais são empregados prioritariamente nas seguintes áreas: Biomateriais, remediação ambiental, catálise e agricultura. Fazem parte do LaCoPol docentes pesquisadores e discentes de pós-graduação e graduação.

Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:

Materiais para área médica e biomédica; Materiais para área de remediação e controle ambiental; Materiais híbridos para uso em catálise heterogênea; Materiais para encapsulação e liberação de agroquímicos

Equipamentos que fazem parte do laboratório:

Bioimpressora 3DBS; Liofilizador de bancada; Espectrofotômetro UV-Vis Shimadzu; DLS Litesizer 500; Ultraturrax; Dip-coating. Ultrassom de Ponteira.

Localização:

Campus Capão do Leão s/n, Bloco 30, Laboratório 209.

Laboratório de Nutrição Animal (LANA)

Representante da IES : Leilson Rocha Bezerra
Instituição: UFCG

Nosso Laboratório está voltado para produção de biomateriais compatíveis a alimentação de Animais ruminantes, analise da composição química de alimentos da dieta dos animais e analises da qualidade da carne e do leite.

Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:

Avaliação de Alimentos para Animais

Ruminantes/Biomateriais Compatíveis

Equipamentos que fazem parte do laboratório:

1 – Agitador Magnético – Marca Tecnal®- É um equipamento utilizado para agitação magnética das moléculas, os quais promoverá a mistura da amostra.
2 – Analisador de atividade de água portatil – Marca Lab start® – Determinar o teor de umidade dos alimentos.
3 – Autoclave Vertical – Marca Phoemix Luferco® – é um equipamento utilizado para a esterilização de materiais.
4 – Balança Analítica – Marcas Adventurer e Shimadzu® – São equipamentos utilizados para medição de massa. Suas especificações são principalmente precisão, exatidão, capacidade e sensibilidade.
5 – Bloco Digestor – Marca Tecnal® – È um equipamento utilizado no processo de digestão e dissolubilidade de diferentes tipos de amostras e substâncias. Trata-se de um equipamento com temperatura controlada por microprocessador e sensor eletrônico para aceleração de reações químicas.
6 – Banho Maria – Marca Tecnal® – Utilizado para aquecer substâncias líquidas e sólidas que não podem ser expostas diretamente no fogo e que precisam ser aquecidas lenta e uniformemente.
7 – Banho Termostático – Marca Tecnal®- Tem a função de termorregulação de uma amostra, por meio do controle da temperatura de um fluido térmico, o qual é colocado dentro da cuba do banho e que irá transferir a temperatura ajustada para a amostra imersa nele.
8 – Bomba a Vácuo – Marca Tecnal®- Utilizada para aplicação de vácuo em evaporadores rotativos e filtrações. Esta bomba é compatível com a maioria das aplicações laboratoriais que necessitem de vácuo, nas quais a resistência química e funcionamento a seco (sem óleo).
9 – Colorímetro – Marca Tecnal®- È um instrumento usado para determinar ou especificar cores e também pode ser usado para determinar a concentração das substâncias.
10 – Capela de exaustão -Marca Union® – È ideal para processos de manipulação de reagentes químicos, orgânicos, inorgânicos e reações que exalam vapores tóxicos.
11 – Capela de fluxo laminar -Marca pachane®- Sua principal função é oferecer um ambiente estéril, que dê segurança à manipulação de materiais biológicos ou estéreis.
12 – Centrifuga – Marca Sislab Twister® – È um equipamento utilizado na separação de amostras.
13 – Contador de Colônia- Marca Biocell® – È utilizado para o auxílio na contagem do número de colônias microbianas presentes geralmente em uma placa de petri.
14 -Daisy incubator – Marca Ankon tecnology®– Utilizado par determinar a digestibilidade verdadeira in vitro dos alimentos.
15 – Destilador de Água – Marca Tecnal® – A função é eliminar os agentes contaminantes presentes na água.
16 – Destilador De Nitrogênio – Marca Tecnal® – Utilizado para destilação de nitrogênio amoniacal bases voláteis totais (BVT) e análise de nitrogênio/proteína pelo método de Kjeldahl após o processo de digestão.
17- Determinador de Fibra – Marca Tecnal®- – equipamento utilizado em análises de Fibra bruta (FB), Fibra detergente neutro (FDN) e Fibra detergente ácido (FDA) pelos métodos Weende e Van Soest.
18 – Determinador de Gordura – Marca Tecnal® – Equipamento ideal para extração de resíduos graxos, lipídios, gorduras.
19 – Espectrofotômetro- Marca quimis® – È um método utilizado para medir o quanto uma substância química absorve a luz, medindo a intensidade quando um feixe de luz passa através da solução da amostra.
20 – Estufa com renovação e circulação de ar 65 °C – Marca Tecnal® – Utilizada para secagem de material, vidrarias e amostras em geral, podendo ser utilizada para determinação de umidade, possuindo ou não sistema de circulação e renovação de ar.
21 – Estufa sem circulação de ar 105 °C – Marca Tecnal® – É usada para reduzir o teor de umidade dos alimentos.
22 – Forno Mufla – Marca Tecnal®– É um equipamento de aquecimento utilizado para aumentar a temperatura de um recipiente por meio da condução do calor. É usada com frequência em laboratórios para aquecer amostras e reações químicas.
23 – Homogeneizador – Marca Stomacher® – Equipamento desenvolvido para facilitar estudos microbiológicos no preparo de amostras de alimentos.
24 – Incubadora – Marca Tecnal®- A estufa de incubação ou bacteriológica é um equipamento utilizado para os procedimentos analíticos, ou seja, para a cultura de microrganismos que possa estar presente nas amostras processadas, em uma temperatura pré-determinada.
25 – Liofilizador- Marca Christ®- È um equipamento que permite a secagem de materiais sem a necessidade de aquecê-los. O princípio físico envolvido na liofilização é a sublimação, que é a passagem direta do estado sólido para o gasoso, sem a passagem pelo estado líquido.
26 – Macro moinho tipo Wiley – Marca Tecnal® – Utilizado para reduzir o tamanho de partícula do alimento.
27 – Medidor de pH – Marcas Tecnal®/ Marte Científica® – É um equipamento utilizado para medição do potencial de hidrogênio, de uma amostra, e, assim dizer o grau de acidez, alcalinidade ou se a amostra é neutra.
28 – Texturômetro- Marca Taxt Express® – Sistema de análise de propriedades físico-mecânicas, aplicados a alimentos como carnes e derivados onde se realiza a avaliação do corte e cisalhamento.

Localização:

Av. Universitária, s/n – Santa Cecilia, Patos – PB, 58708-110, Patos, Paraíba, Brasil

Laboratório de Fontes Amiláceas (LAFAMI)

Representante da IES : Rosinelson da Silva Pena
Instituição: UFPA

Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas de caracterização de fontes amiláceas não convencionais com ocorrência na região Amazônica e isolamento e caracterização de amidos não convencionais.

Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:

Caracterização de fontes amiláceas não convencionais com ocorrência na região Amazônica;
Isolamento de amidos alternativos de fonte amiláceas não convencionais da Amazônia;
Caracterização de amidos não convencionais da Amazônia.

Equipamentos que fazem parte do laboratório:

Balança analítica, balança semi-analítica, estufa de secagem com circulação de ar, rotaevaporador, banho criostatico, bomba de vácuo, refratômetro digital, placas aquecedoras com agitação, sistema de purificação de água, estufa para DBO, centrífuga e gerador de isotermas de sorção de umidade.

Localização:

Universidade Federal do Pará (UFPA) / Instituto de Tecnologia (ITEC) / Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA)

Grupo de Desenvolvimento de Materiais Poliméricos - GRUPOL, Laboratório de Polímeros

Representante da IES : Alexandre Tadeu Paulino
Instituição: UDESC

O grupo de Desenvolvimento de Materiais Poliméricos do CCT/UDESC, iniciado em 2000, tem atuado nas linhas de Blendas e Compósitos Poliméricos, com projetos nas áreas de Polímeros Biodegradáveis e/ou de Fontes renováveis, Nanocompósitos de Matriz Polimérica e Polímeros autorregeneráveis. Busca-se o desenvolvimento de novos materiais com propriedades e aplicações diferenciadas, tais como peças de alta resistência mecânica e materiais biodegradáveis. Contamos com uma equipe estável de cerca de 30 pessoas, sendo 5 pesquisadores doutores. Oito doutores e mais de 50 mestres, além de cerca de 50 alunos de iniciação científica, desenvolveram seus projetos de pesquisas em nosso grupo, cujos resultados vêm sendo publicados regularmente em periódicos e congressos. O grupo também mantém parcerias acadêmicas nacionais, com a UFRGS e a UNIVILLE, e internacionais, com o KIT-Alemanha e a RGU-Reino Unido, tendo participado de projetos financiados por FAPESC, FINEP, CAPES, CNPq e AEB.

Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:

Dentre os equipamentos disponíveis na UDESC-Joinville estão, entre outros, espectrômetro de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS), microscópio eletrônico de transmissão (TEM), microscópio eletrônico de varredura (SEM) com microssonda (EDS), microscópio eletrônico de varredura com emissão de campo (FESEM), evaporador de carbono e sputtering de ouro para preparação de amostras para SEM, ultramicrótomo para preparação de amostras para TEM, microscópios ópticos (transmissão e/ou reflexão), sistemas analisadores de imagens acoplados aos microscópios eletrônicos e ópticos, microscópio de força atômica (AFM) com modo de nanoindentação, difratômetro de Raios X, potenciostato, máquinas de ensaios mecânicos para ensaios estáticos e dinâmicos, um sistema de análise térmica Netzsch (STA), calorímetro diferencial de varredura (DSC), dilatômetro, microdurômetro, viscosímetro cone-prato, espectrômetro na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), espectrômetro Raman, espectrômetro de ressonância magnética nuclear (RMN), espectrômetro UV-Vis, espectrômetros de impedância eletroquímica (EIE), processador ultrassônico, injetora, extrusora dupla rosca, fornos, prensas, moinhos, equipamentos para estudo de desgaste e tornos, fresas e retificas para usinagem de dispositivos.

Equipamentos que fazem parte do laboratório:

Dentre os equipamentos disponíveis na UDESC-Joinville estão, entre outros, espectrômetro de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS), microscópio eletrônico de transmissão (TEM), microscópio eletrônico de varredura (SEM) com microssonda (EDS), microscópio eletrônico de varredura com emissão de campo (FESEM), evaporador de carbono e sputtering de ouro para preparação de amostras para SEM, ultramicrótomo para preparação de amostras para TEM, microscópios ópticos (transmissão e/ou reflexão), sistemas analisadores de imagens acoplados aos microscópios eletrônicos e ópticos, microscópio de força atômica (AFM) com modo de nanoindentação, difratômetro de Raios X, potenciostato, máquinas de ensaios mecânicos para ensaios estáticos e dinâmicos, um sistema de análise térmica Netzsch (STA), calorímetro diferencial de varredura (DSC), dilatômetro, microdurômetro, viscosímetro cone-prato, espectrômetro na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), espectrômetro Raman, espectrômetro de ressonância magnética nuclear (RMN), espectrômetro UV-Vis, espectrômetros de impedância eletroquímica (EIE), processador ultrassônico, injetora, extrusora dupla rosca, fornos, prensas, moinhos, equipamentos para estudo de desgaste e tornos, fresas e retificas para usinagem de dispositivos.

Localização:

Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, Rua Paulo Malschitzki, 200 – Zona Industrial Norte, Joinville / SC, CEP: 89.219-710

Laboratório de Materiais e Biossistemas (LAMAB)

Representante da IES : Maria Gardennia da Fonseca
Instituição: UFPB

Laboratório de Materiais e Biossistemas (LAMAB), fundado em 2017, está localizado no Departamento de Engenharia de Materiais do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O LAMAB busca atuar de forma multidisciplinar e transdisciplinar em pesquisas de caráter científico e tecnológico na área de Ciência e Engenharia de Materiais aplicada a sistemas biológicos. Sua infraestrutura visa oferecer uma oportunidade para alunos e pesquisadores de diferentes áreas como Engenharia de Materiais, Odontologia, Agronomia, Veterinária, Farmácia, Ecologia, Biotecnologia, Alimentos e Química, discutirem tópicos avançados e inovadores e produzirem trabalhos científicos de elevado nível acadêmico através de colaborações entre vários grupos de pesquisa da UFPB, do Brasil e do exterior. Além disso, este ambiente multiusuário permite o desenvolvimento de tecnologias dentro da cadeia da engenharia de materiais que agreguem valor a processos e produtos nacionais e em especial àqueles do estado da Paraíba.

Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:

1. Reciclagem de polímeros;

2. Desenvolvimento de novos polímeros biodegradáveis derivados do glicerol e seus usos em sistemas de liberação controlada de micronutrientes para agricultura e em adesivos de madeira ecologicamente corretos;

3. Extração de nanowhiskers de celulose e síntese de nanopartículas de prata usando espécies do semiárido;

4. Produção de micro e nanofibras pela técnica de Solution Blow Spinning;

5. Extração e usos da goma de caju em revestimentos com atividade antimicrobiana;

6. Desenvolvimento de sistemas de liberação controlada de medicamentos.

Equipamentos que fazem parte do laboratório:

Difratômetro de raios-X, microscópio de força atômica, medidor de área superficial por adsorção de nitrogênio, espectrofotômetro micro-Raman, espectrômetro de absorção na região do infravermelho (FAR, MID e NIR), espectrômetro de absorção na região do ultravioleta-visível, reator Parr, reator para fase gasosa e reator fotocatalítico, análise térmica (DSC), espectrômetro de absorção atômica.

Localização:

Laboratório de Materiais e Biossistemas (LAMAB) Bloco CTN 107, Centro de Tecnologia, UFPB.

Núcleo de Extensão e Pesquisa Laboratório de Combustíveis e de Materiais (NEP-LACOM)

Representante da IES : Maria Gardennia da Fonseca
Instituição: UFPB

Núcleo de Extensão e Pesquisa Laboratório de Combustíveis e de Materiais (NEP-LACOM) NEP-LACOM surgiu a partir do Laboratório de Termoquímica e Materiais (LTM), fundado em 1989, e está localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocupando uma área de 1000 m2. Atualmente, participam do Núcleo 11 pesquisadores, 63 discentes incluindo graduação e pós-graduação, três pos-doc, três técnicos. As áreas de pesquisa do NEP-LACOM envolve materiais, alimentos e biocombustíveis. Os pesquisadores do núcleo atuam nos programas de Pós-graduação da UFPB (Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência e Engenharia de Materiais, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Tecnologia Agroalimentar e Energias Renováveis).

Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:

1) Remediação ambiental em meios aquáticos pelo desenvolvimento de novos adsorventes e fotocatalisadores ambientalmente seguros;

2) Obtenção de combustíveis de fontes renováveis;

3) Obtenção de materiais antimicrobianos pela incorporação de modificados em argilominerais e fosfatos de cálcio, especialmente polissacarídeos;

4) Desenvolvimento de sistemas derivados argilominerais e fosfatos de cálcio modificados com polissacarídeos e/ou moléculas bioativas com aplicações na área de saúde;

5) Obtenção de biofilmes derivados de celulose com aplicação em biorrefinarias.

Equipamentos que fazem parte do laboratório:

Difratômetro de Raios X, Espectrômetro de absorção na região do infravermelho (FTIR), espectrômetro de absorção na região do ultravioleta-visível (UV-Vis), calorímetro diferencial de varredura (DSC), analisador de tamanho de partícula e potencial Zeta, microscópio eletrônico de varredura (MEV), sistema de medidas eletroquímicas (Palmsense), potenciostato (Autolab), câmara de alta velocidade, câmara de envelhecimento acelerado, sistema de fiação por Solution Blow Spinning, mini-injetora e mini-extrusora, centrifugas e ultrassonicador.

Localização:

Núcleo de Extensão e Pesquisa Laboratório de Combustíveis e de Materiais (NEP-LACOM) Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Laboratório Interdisciplinar de Materiais Avançados - LIMAV

Representante da IES : Edson Cavalcanti da Silva Filho | Edvani Curti Muniz
Instituição: UFPI

O laboratório possui 4 laboratórios de 100 m2 cada, com 2 deles vinculados ao INCT, com estrutura de síntese, modificação, caracterizações e aplicações para as áreas de Ecomateriais, Biomateriais e Agromateriais.

Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:

Isolamento de Polissacarídeos, Modificação de Polissacarídeos, Desenvolvimento de Novos Materiais , uso como adsorventes, liberação de fármacos, propriedades biológicas , desenvolvimento de novos materiais a partir de polissacarídeos e na agricultura.

Equipamentos que fazem parte do laboratório:

DRX, RAMAN, TG/DSC, Análise Elementar.

Localização:

Universidade Federal do Piauí, Prédio da Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais.

LMAA - Laboratório de Materiais Ambientalmente Amigáveis

Representante da IES : Derval dos Santos Rosa
Instituição: UFABC

O Laboratório de Materiais Ambientalmente Amigáveis (LMAA) foi inaugurado no Campus de Santo André em 2014 e se dedica a várias áreas de pesquisa. Suas principais áreas de atuação incluem a reciclagem de materiais poliméricos, o desenvolvimento de polímeros biodegradáveis para diversas aplicações, a utilização de fibras naturais na criação e aplicação de nanoestruturas de celulose, a fabricação de biocompósitos, modificações na superfície de nanoestruturas, encapsulamento de compostos ativos e o controle de liberação de nutrientes/fertilizantes para a agricultura. Além disso, o laboratório também trabalha no desenvolvimento de materiais porosos para o tratamento de água utilizando polissacarídeos, visando a remoção de contaminantes metálicos, orgânicos e microrganismos.

Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:

As investigações científicas conduzidas no LMAA têm como foco principal a caracterização e revalorização de resíduos industriais, envolvendo o isolamento e obtenção de polímeros naturais em especial os polissacarídeos, e a sua aplicação na síntese de materiais porosos como membranas, aerogéis e hidrogéis para aplicações ambientais. Os membros do grupo de pesquisa contemplam investigadores com conhecimento em química, ciência dos polímeros, engenharia de materiais, engenharia química, nanociências e interfaces com a biologia. Os resultados científicos obtidos neste laboratório têm impacto principalmente nas áreas da ciência de materiais e química ambiental. Um último foco, e não menos importante, é a Divulgação Cientifica.

Equipamentos que fazem parte do laboratório:

• Analisador de tamanho de partículas a laser (Better Size® ST);
• Analisador termogravimétrico SDT Q600 da TA Instruments;
• Analisador Termomecânico Dinâmico (DMTA-3E – Rheometric Scientific);
• Cromatografia iônica, IC (940 Professional IC Vario, Metrohm);
• Espectrofotômetro infravermelho com transformada de Fourier (Spectrum 100, Perkin Elmer®) equipado com acessório de refletância total atenuada (ATR);
• Melt flow Ceast MF 20 (Instron®);
• Reômetro capilar Instron® – CEAST SmartRHEO SR20 (Instron®);
• Sistema de digestão por microondas, Multiwave GO Plus (Antor Paar).

Localização:

Universidade Federal do ABC Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas – CECS Av. dos Estados 5001, Bloco A – Torre 1 (CECS) – Laboratório 803-1 Telefone: +55 11 33567424 (Ramal 7424) Bairro Bangu – Santo André – SP – Brasil CEP 09.210-580

LCCEM - Laboratório de Cristalografia e Caracterização Estrutural de Materiais

Representante da IES : Derval dos Santos Rosa
Instituição: UFABC

O Laboratório de Cristalografia e Caracterização Estrutural de Materiais (LCCEM) – em operação desde 2012, é uma unidade mista de pesquisa da Universidade Federal do ABC. Neste laboratório são realizados estudos estruturais de materiais orgânicos e inorgânicos, utilizando, principalmente técnicas de espalhamento e difração de radiação.

Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:

As investigações científicas conduzidas no LCCEM têm como foco principal a caracterização estrutural de sistemas coloidais poliméricos, envolvendo polímeros naturais, e, portanto, polissacarídeos, e a sua interação com sistemas vivos. Os membros do grupo de pesquisa contemplam investigadores com conhecimento em química, física, ciência dos polímeros, nanociências e interfaces com a biologia. Os resultados científicos obtidos neste laboratório podem ter impacto principalmente para a área da saúde, mas também em aspectos relacionados ao meio ambiente e a novas energias.

Equipamentos que fazem parte do laboratório:

Equipamento ALV/CGS3 para medidas simultâneas de espalhamento de luz modos estático e dinâmico
Medidor de Potencial Zeta Malvern ZetaSizer Nano ZS
Difratômetros de alta resolução STOE Stadi-P

Localização:

Universidade Federal do ABC
Centro de Ciências Naturais e Humanas – CCNH
Av. dos Estados 5001, Bloco A – Torre 3 (CCNH) – Laboratório 704-3
Telefone: +55 11 3356 7492
Bairro Bangu – Santo André – SP – Brasil.
CEP 09.210-580

Macromoléculas em interfaces (Macro@Int)

Representante da IES : Denise Freitas Siqueira Petri
Instituição: USP

Estudos de fenômenos de superfícies e interfaces envolvendo macromoléculas naturais, estruturas auto-associadas e nanopartículas. Destaque para estudos de estabilidade coloidal, desenvolvimento de hidrogéis e materiais porosos para aplicações biomédicas e ambientais, e reaproveitamento de adsorventes usados (economia circular).

Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:

Estudos de fenômenos de superfícies e interfaces envolvendo macromoléculas naturais, estruturas auto-associadas e nanopartículas. Destaque para estudos de estabilidade coloidal, desenvolvimento de hidrogéis e materiais porosos para aplicações biomédicas e ambientais, e reaproveitamento de adsorventes usados (economia circular).

Equipamentos que fazem parte do laboratório:

Tensiômetro de alta resolução Krüss K100, elipsômetro, spincoater.
Acesso ao parque de equipamentos da Central Analítica, Instituto de Química https://ca.iq.usp.br/

Localização:

Av. Prof. Lineu Prestes 748, São Paulo – SP, 05508-000

Grupo de Materiais Macromoleculares e Fibras Lignocelulósicas (MacromoLignocell)

Representante da IES : Denise Freitas Siqueira Petri
Coordenador de laboratório: Prof. Elisabete Frollini
Instituição: USP

Uso de biomassa lignocelulósica abundantes no país em reações de hidrólise de biomassa lignocelulósica, via catálise enzimática (uma das etapas dos processos de obtenção de bioetanol ); inserção em Biorefinaria e Bioeconomia Circular.

Materiais poliméricos renováveis obtidos via eletrofiação (electrospinning) e constituídos por fibras em escala nanométrica e submicrométrica, visando aplicações variadas; inserção em Materiais Avançados e Bioeconomia Circular.

Síntese de materiais poliméricos a partir de matéria prima renovável, como fibras lignocelulósicas e seus componentes (principalmente celulose e lignina), para uso em aplicações diversificadas, incluindo materiais biocompatíveis com destaque para filmes e compósitos; inserção em Materiais Avançados e Bioeconomia Circular

Equipamentos que fazem parte do laboratório:

Análise Dinâmico Mecânica – Q800 TA Instruments, Termogravimetria – TGA 50-Shimadzu, Eletrofiação – Electrospinning EC-DIG – IME Technologies Acesso ao parque de equipamentos da Central Analítica, Instituto de Química de São Carlos https://caqi.iqsc.usp.br/

Localização:

Av. Trab. São Carlense, 400 – Parque Arnold Schimidt, São Carlos – SP, 13566-590

Apoio