Coordenador: Edvani Curti Muniz
Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UFRGS. Doutor em Ciências (Físico-Química) pela UNICAMP. Possui pós-doutorado pela Université Libre de Bruxelles (ULB), Bélgica. Professor Titular, área de Físico-Química, do Dep. de Química da Universidade Estadual de Maringá (aposentado em julho/2016, atualmente voluntario). Professor Visitante na UTFPR, Londrina. Professor Titular efetivo na UFPI (Dep. de Química), desde agosto/2019. É professor permanente nos seguintes programas de pós-graduação: Química da UEM; Ciência e Engenharia dos Materiais (PPGCEM) da UTFPR, Londrina-PR; Química da UFPI. Coordenador da área de Materiais na Capes (2022-2026). Membro do Comite Assessor CA-MM no CNPq (2022-2025). Áreas de expertise: relação estrutura-propriedades em materiais poliméricos. Análise multivariada. Biomateriais poliméricos. Pesquisador 1A no CNPq.
Vice-coordenadora: Maria Gardênnia da Fonseca
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba – antigo Campus II, Campina Grande e em licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. É Professora Titular do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba (Campus I) desde 2018. Tem experiência na área de Química e de Ensino de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nas seguintes temáticas: síntese de materiais híbridos obtidos a partir de argilominerais naturais e sintéticos, fosfatos de cálcio e silicatos mesoporosos voltados para aplicações adsortivas de metais poluentes, corantes, fármacos entre outros poluentes, veículos para fármacos, fotocatalisadores e materiais antimicrobianos. Pesquisadora 1C no CNPq.
O Comitê Gestor tem a função de decidir, julgar, acompanhar e fiscalizar toda e qualquer atividade desenvolvida no âmbito deste INCT e é constituído pelos pesquisadores docentes: Dr. Edvani Curti Muniz Dra. Maria Gardênnia da Fonseca, Dra. Denise F.S. Petri, Dr. Edson Cavalcanti de Sousa Filho, Dra. Joana Lea Meira Silveira, Dra. Judith P. A. Feitosa e Dr. Artur J. M. Valente.
Química, Química de Interfaces
Química de Interfaces, Polímeros, Aplicações, Química de Macromoléculas
Química, Química Inorgânica ,Química de Materiais, Educação Química, Ciências dos Materiais, Biomateriais
Glicídeos, Análise de Hidrogéis Como Matriz de Liberação de Fármacos, Química e Físico Química de Carboidratos, Análise Estrutural de Biopolímeros
Polímeros, Aplicações, Polímeros e Colóides, Físico-Química, Químicade Macromoléculas, Polímeros
Ações de cooperação de pesquisa entre os diversos grupos do INCT.
Ações de aproximação de empresas com o INCT Polissacarídeos.
Ações de cooperação internacional.
Uso compartilhado de infraestrutura.
Atracão de jovens pesquisadores para as linhas de pesquisas vinculadas ao INCT
Plano de Educação e Difusão do Conhecimento.
Divulgação científica com polissacarídeos.
Escalonamento de extração ou produção de produtos a partir de polissacarídeos.
Supervisão: Prof. Dr. Livio Cesar Cunha Nunes (UFPI).
O LaCoPol realiza atividades de pesquisa na área de Compósitos e Materiais Poliméricos visando o desenvolvimento de técnicas e procedimentos experimentais para obtenção de novos materiais e/ou melhoramento de materiais já existentes. Para isso são utilizados principalmente os polissacarídeos de origem natural e materiais derivados de biomassa. Diferentes estratégicas químicas e físicas são empregadas no desenvolvimento de novos materiais, os quais são empregados prioritariamente nas seguintes áreas: Biomateriais, remediação ambiental, catálise e agricultura. Fazem parte do LaCoPol docentes pesquisadores e discentes de pós-graduação e graduação.
Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:
Materiais para área médica e biomédica; Materiais para área de remediação e controle ambiental; Materiais híbridos para uso em catálise heterogênea; Materiais para encapsulação e liberação de agroquímicos
Equipamentos que fazem parte do laboratório:
Bioimpressora 3DBS; Liofilizador de bancada; Espectrofotômetro UV-Vis Shimadzu; DLS Litesizer 500; Ultraturrax; Dip-coating. Ultrassom de Ponteira.
Localização:
Campus Capão do Leão s/n, Bloco 30, Laboratório 209.
Nosso Laboratório está voltado para produção de biomateriais compatíveis a alimentação de Animais ruminantes, analise da composição química de alimentos da dieta dos animais e analises da qualidade da carne e do leite.
Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:
Avaliação de Alimentos para Animais
Ruminantes/Biomateriais Compatíveis
Equipamentos que fazem parte do laboratório:
1 – Agitador Magnético – Marca Tecnal®- É um equipamento utilizado para agitação magnética das moléculas, os quais promoverá a mistura da amostra.
2 – Analisador de atividade de água portatil – Marca Lab start® – Determinar o teor de umidade dos alimentos.
3 – Autoclave Vertical – Marca Phoemix Luferco® – é um equipamento utilizado para a esterilização de materiais.
4 – Balança Analítica – Marcas Adventurer e Shimadzu® – São equipamentos utilizados para medição de massa. Suas especificações são principalmente precisão, exatidão, capacidade e sensibilidade.
5 – Bloco Digestor – Marca Tecnal® – È um equipamento utilizado no processo de digestão e dissolubilidade de diferentes tipos de amostras e substâncias. Trata-se de um equipamento com temperatura controlada por microprocessador e sensor eletrônico para aceleração de reações químicas.
6 – Banho Maria – Marca Tecnal® – Utilizado para aquecer substâncias líquidas e sólidas que não podem ser expostas diretamente no fogo e que precisam ser aquecidas lenta e uniformemente.
7 – Banho Termostático – Marca Tecnal®- Tem a função de termorregulação de uma amostra, por meio do controle da temperatura de um fluido térmico, o qual é colocado dentro da cuba do banho e que irá transferir a temperatura ajustada para a amostra imersa nele.
8 – Bomba a Vácuo – Marca Tecnal®- Utilizada para aplicação de vácuo em evaporadores rotativos e filtrações. Esta bomba é compatível com a maioria das aplicações laboratoriais que necessitem de vácuo, nas quais a resistência química e funcionamento a seco (sem óleo).
9 – Colorímetro – Marca Tecnal®- È um instrumento usado para determinar ou especificar cores e também pode ser usado para determinar a concentração das substâncias.
10 – Capela de exaustão -Marca Union® – È ideal para processos de manipulação de reagentes químicos, orgânicos, inorgânicos e reações que exalam vapores tóxicos.
11 – Capela de fluxo laminar -Marca pachane®- Sua principal função é oferecer um ambiente estéril, que dê segurança à manipulação de materiais biológicos ou estéreis.
12 – Centrifuga – Marca Sislab Twister® – È um equipamento utilizado na separação de amostras.
13 – Contador de Colônia- Marca Biocell® – È utilizado para o auxílio na contagem do número de colônias microbianas presentes geralmente em uma placa de petri.
14 -Daisy incubator – Marca Ankon tecnology®– Utilizado par determinar a digestibilidade verdadeira in vitro dos alimentos.
15 – Destilador de Água – Marca Tecnal® – A função é eliminar os agentes contaminantes presentes na água.
16 – Destilador De Nitrogênio – Marca Tecnal® – Utilizado para destilação de nitrogênio amoniacal bases voláteis totais (BVT) e análise de nitrogênio/proteína pelo método de Kjeldahl após o processo de digestão.
17- Determinador de Fibra – Marca Tecnal®- – equipamento utilizado em análises de Fibra bruta (FB), Fibra detergente neutro (FDN) e Fibra detergente ácido (FDA) pelos métodos Weende e Van Soest.
18 – Determinador de Gordura – Marca Tecnal® – Equipamento ideal para extração de resíduos graxos, lipídios, gorduras.
19 – Espectrofotômetro- Marca quimis® – È um método utilizado para medir o quanto uma substância química absorve a luz, medindo a intensidade quando um feixe de luz passa através da solução da amostra.
20 – Estufa com renovação e circulação de ar 65 °C – Marca Tecnal® – Utilizada para secagem de material, vidrarias e amostras em geral, podendo ser utilizada para determinação de umidade, possuindo ou não sistema de circulação e renovação de ar.
21 – Estufa sem circulação de ar 105 °C – Marca Tecnal® – É usada para reduzir o teor de umidade dos alimentos.
22 – Forno Mufla – Marca Tecnal®– É um equipamento de aquecimento utilizado para aumentar a temperatura de um recipiente por meio da condução do calor. É usada com frequência em laboratórios para aquecer amostras e reações químicas.
23 – Homogeneizador – Marca Stomacher® – Equipamento desenvolvido para facilitar estudos microbiológicos no preparo de amostras de alimentos.
24 – Incubadora – Marca Tecnal®- A estufa de incubação ou bacteriológica é um equipamento utilizado para os procedimentos analíticos, ou seja, para a cultura de microrganismos que possa estar presente nas amostras processadas, em uma temperatura pré-determinada.
25 – Liofilizador- Marca Christ®- È um equipamento que permite a secagem de materiais sem a necessidade de aquecê-los. O princípio físico envolvido na liofilização é a sublimação, que é a passagem direta do estado sólido para o gasoso, sem a passagem pelo estado líquido.
26 – Macro moinho tipo Wiley – Marca Tecnal® – Utilizado para reduzir o tamanho de partícula do alimento.
27 – Medidor de pH – Marcas Tecnal®/ Marte Científica® – É um equipamento utilizado para medição do potencial de hidrogênio, de uma amostra, e, assim dizer o grau de acidez, alcalinidade ou se a amostra é neutra.
28 – Texturômetro- Marca Taxt Express® – Sistema de análise de propriedades físico-mecânicas, aplicados a alimentos como carnes e derivados onde se realiza a avaliação do corte e cisalhamento.
Localização:
Av. Universitária, s/n – Santa Cecilia, Patos – PB, 58708-110, Patos, Paraíba, Brasil
Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas de caracterização de fontes amiláceas não convencionais com ocorrência na região Amazônica e isolamento e caracterização de amidos não convencionais.
Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:
Caracterização de fontes amiláceas não convencionais com ocorrência na região Amazônica;
Isolamento de amidos alternativos de fonte amiláceas não convencionais da Amazônia;
Caracterização de amidos não convencionais da Amazônia.
Equipamentos que fazem parte do laboratório:
Balança analítica, balança semi-analítica, estufa de secagem com circulação de ar, rotaevaporador, banho criostatico, bomba de vácuo, refratômetro digital, placas aquecedoras com agitação, sistema de purificação de água, estufa para DBO, centrífuga e gerador de isotermas de sorção de umidade.
Localização:
Universidade Federal do Pará (UFPA) / Instituto de Tecnologia (ITEC) / Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA)
O grupo de Desenvolvimento de Materiais Poliméricos do CCT/UDESC, iniciado em 2000, tem atuado nas linhas de Blendas e Compósitos Poliméricos, com projetos nas áreas de Polímeros Biodegradáveis e/ou de Fontes renováveis, Nanocompósitos de Matriz Polimérica e Polímeros autorregeneráveis. Busca-se o desenvolvimento de novos materiais com propriedades e aplicações diferenciadas, tais como peças de alta resistência mecânica e materiais biodegradáveis. Contamos com uma equipe estável de cerca de 30 pessoas, sendo 5 pesquisadores doutores. Oito doutores e mais de 50 mestres, além de cerca de 50 alunos de iniciação científica, desenvolveram seus projetos de pesquisas em nosso grupo, cujos resultados vêm sendo publicados regularmente em periódicos e congressos. O grupo também mantém parcerias acadêmicas nacionais, com a UFRGS e a UNIVILLE, e internacionais, com o KIT-Alemanha e a RGU-Reino Unido, tendo participado de projetos financiados por FAPESC, FINEP, CAPES, CNPq e AEB.
Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:
Dentre os equipamentos disponíveis na UDESC-Joinville estão, entre outros, espectrômetro de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS), microscópio eletrônico de transmissão (TEM), microscópio eletrônico de varredura (SEM) com microssonda (EDS), microscópio eletrônico de varredura com emissão de campo (FESEM), evaporador de carbono e sputtering de ouro para preparação de amostras para SEM, ultramicrótomo para preparação de amostras para TEM, microscópios ópticos (transmissão e/ou reflexão), sistemas analisadores de imagens acoplados aos microscópios eletrônicos e ópticos, microscópio de força atômica (AFM) com modo de nanoindentação, difratômetro de Raios X, potenciostato, máquinas de ensaios mecânicos para ensaios estáticos e dinâmicos, um sistema de análise térmica Netzsch (STA), calorímetro diferencial de varredura (DSC), dilatômetro, microdurômetro, viscosímetro cone-prato, espectrômetro na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), espectrômetro Raman, espectrômetro de ressonância magnética nuclear (RMN), espectrômetro UV-Vis, espectrômetros de impedância eletroquímica (EIE), processador ultrassônico, injetora, extrusora dupla rosca, fornos, prensas, moinhos, equipamentos para estudo de desgaste e tornos, fresas e retificas para usinagem de dispositivos.
Equipamentos que fazem parte do laboratório:
Dentre os equipamentos disponíveis na UDESC-Joinville estão, entre outros, espectrômetro de fotoelétrons excitados por raios-X (XPS), microscópio eletrônico de transmissão (TEM), microscópio eletrônico de varredura (SEM) com microssonda (EDS), microscópio eletrônico de varredura com emissão de campo (FESEM), evaporador de carbono e sputtering de ouro para preparação de amostras para SEM, ultramicrótomo para preparação de amostras para TEM, microscópios ópticos (transmissão e/ou reflexão), sistemas analisadores de imagens acoplados aos microscópios eletrônicos e ópticos, microscópio de força atômica (AFM) com modo de nanoindentação, difratômetro de Raios X, potenciostato, máquinas de ensaios mecânicos para ensaios estáticos e dinâmicos, um sistema de análise térmica Netzsch (STA), calorímetro diferencial de varredura (DSC), dilatômetro, microdurômetro, viscosímetro cone-prato, espectrômetro na região do infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), espectrômetro Raman, espectrômetro de ressonância magnética nuclear (RMN), espectrômetro UV-Vis, espectrômetros de impedância eletroquímica (EIE), processador ultrassônico, injetora, extrusora dupla rosca, fornos, prensas, moinhos, equipamentos para estudo de desgaste e tornos, fresas e retificas para usinagem de dispositivos.
Localização:
Centro de Ciências Tecnológicas da UDESC, Rua Paulo Malschitzki, 200 – Zona Industrial Norte, Joinville / SC, CEP: 89.219-710
Laboratório de Materiais e Biossistemas (LAMAB), fundado em 2017, está localizado no Departamento de Engenharia de Materiais do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O LAMAB busca atuar de forma multidisciplinar e transdisciplinar em pesquisas de caráter científico e tecnológico na área de Ciência e Engenharia de Materiais aplicada a sistemas biológicos. Sua infraestrutura visa oferecer uma oportunidade para alunos e pesquisadores de diferentes áreas como Engenharia de Materiais, Odontologia, Agronomia, Veterinária, Farmácia, Ecologia, Biotecnologia, Alimentos e Química, discutirem tópicos avançados e inovadores e produzirem trabalhos científicos de elevado nível acadêmico através de colaborações entre vários grupos de pesquisa da UFPB, do Brasil e do exterior. Além disso, este ambiente multiusuário permite o desenvolvimento de tecnologias dentro da cadeia da engenharia de materiais que agreguem valor a processos e produtos nacionais e em especial àqueles do estado da Paraíba.
Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:
1. Reciclagem de polímeros;
2. Desenvolvimento de novos polímeros biodegradáveis derivados do glicerol e seus usos em sistemas de liberação controlada de micronutrientes para agricultura e em adesivos de madeira ecologicamente corretos;
3. Extração de nanowhiskers de celulose e síntese de nanopartículas de prata usando espécies do semiárido;
4. Produção de micro e nanofibras pela técnica de Solution Blow Spinning;
5. Extração e usos da goma de caju em revestimentos com atividade antimicrobiana;
6. Desenvolvimento de sistemas de liberação controlada de medicamentos.
Equipamentos que fazem parte do laboratório:
Difratômetro de raios-X, microscópio de força atômica, medidor de área superficial por adsorção de nitrogênio, espectrofotômetro micro-Raman, espectrômetro de absorção na região do infravermelho (FAR, MID e NIR), espectrômetro de absorção na região do ultravioleta-visível, reator Parr, reator para fase gasosa e reator fotocatalítico, análise térmica (DSC), espectrômetro de absorção atômica.
Localização:
Laboratório de Materiais e Biossistemas (LAMAB) Bloco CTN 107, Centro de Tecnologia, UFPB.
Núcleo de Extensão e Pesquisa Laboratório de Combustíveis e de Materiais (NEP-LACOM) NEP-LACOM surgiu a partir do Laboratório de Termoquímica e Materiais (LTM), fundado em 1989, e está localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocupando uma área de 1000 m2. Atualmente, participam do Núcleo 11 pesquisadores, 63 discentes incluindo graduação e pós-graduação, três pos-doc, três técnicos. As áreas de pesquisa do NEP-LACOM envolve materiais, alimentos e biocombustíveis. Os pesquisadores do núcleo atuam nos programas de Pós-graduação da UFPB (Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciência e Engenharia de Materiais, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Tecnologia Agroalimentar e Energias Renováveis).
Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:
1) Remediação ambiental em meios aquáticos pelo desenvolvimento de novos adsorventes e fotocatalisadores ambientalmente seguros;
2) Obtenção de combustíveis de fontes renováveis;
3) Obtenção de materiais antimicrobianos pela incorporação de modificados em argilominerais e fosfatos de cálcio, especialmente polissacarídeos;
4) Desenvolvimento de sistemas derivados argilominerais e fosfatos de cálcio modificados com polissacarídeos e/ou moléculas bioativas com aplicações na área de saúde;
5) Obtenção de biofilmes derivados de celulose com aplicação em biorrefinarias.
Equipamentos que fazem parte do laboratório:
Difratômetro de Raios X, Espectrômetro de absorção na região do infravermelho (FTIR), espectrômetro de absorção na região do ultravioleta-visível (UV-Vis), calorímetro diferencial de varredura (DSC), analisador de tamanho de partícula e potencial Zeta, microscópio eletrônico de varredura (MEV), sistema de medidas eletroquímicas (Palmsense), potenciostato (Autolab), câmara de alta velocidade, câmara de envelhecimento acelerado, sistema de fiação por Solution Blow Spinning, mini-injetora e mini-extrusora, centrifugas e ultrassonicador.
Localização:
Núcleo de Extensão e Pesquisa Laboratório de Combustíveis e de Materiais (NEP-LACOM) Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O laboratório possui 4 laboratórios de 100 m2 cada, com 2 deles vinculados ao INCT, com estrutura de síntese, modificação, caracterizações e aplicações para as áreas de Ecomateriais, Biomateriais e Agromateriais.
Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:
Isolamento de Polissacarídeos, Modificação de Polissacarídeos, Desenvolvimento de Novos Materiais , uso como adsorventes, liberação de fármacos, propriedades biológicas , desenvolvimento de novos materiais a partir de polissacarídeos e na agricultura.
Equipamentos que fazem parte do laboratório:
DRX, RAMAN, TG/DSC, Análise Elementar.
Localização:
Universidade Federal do Piauí, Prédio da Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais.
O Laboratório de Materiais Ambientalmente Amigáveis (LMAA) foi inaugurado no Campus de Santo André em 2014 e se dedica a várias áreas de pesquisa. Suas principais áreas de atuação incluem a reciclagem de materiais poliméricos, o desenvolvimento de polímeros biodegradáveis para diversas aplicações, a utilização de fibras naturais na criação e aplicação de nanoestruturas de celulose, a fabricação de biocompósitos, modificações na superfície de nanoestruturas, encapsulamento de compostos ativos e o controle de liberação de nutrientes/fertilizantes para a agricultura. Além disso, o laboratório também trabalha no desenvolvimento de materiais porosos para o tratamento de água utilizando polissacarídeos, visando a remoção de contaminantes metálicos, orgânicos e microrganismos.
Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:
As investigações científicas conduzidas no LMAA têm como foco principal a caracterização e revalorização de resíduos industriais, envolvendo o isolamento e obtenção de polímeros naturais em especial os polissacarídeos, e a sua aplicação na síntese de materiais porosos como membranas, aerogéis e hidrogéis para aplicações ambientais. Os membros do grupo de pesquisa contemplam investigadores com conhecimento em química, ciência dos polímeros, engenharia de materiais, engenharia química, nanociências e interfaces com a biologia. Os resultados científicos obtidos neste laboratório têm impacto principalmente nas áreas da ciência de materiais e química ambiental. Um último foco, e não menos importante, é a Divulgação Cientifica.
Equipamentos que fazem parte do laboratório:
• Analisador de tamanho de partículas a laser (Better Size® ST);
• Analisador termogravimétrico SDT Q600 da TA Instruments;
• Analisador Termomecânico Dinâmico (DMTA-3E – Rheometric Scientific);
• Cromatografia iônica, IC (940 Professional IC Vario, Metrohm);
• Espectrofotômetro infravermelho com transformada de Fourier (Spectrum 100, Perkin Elmer®) equipado com acessório de refletância total atenuada (ATR);
• Melt flow Ceast MF 20 (Instron®);
• Reômetro capilar Instron® – CEAST SmartRHEO SR20 (Instron®);
• Sistema de digestão por microondas, Multiwave GO Plus (Antor Paar).
Localização:
Universidade Federal do ABC Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas – CECS Av. dos Estados 5001, Bloco A – Torre 1 (CECS) – Laboratório 803-1 Telefone: +55 11 33567424 (Ramal 7424) Bairro Bangu – Santo André – SP – Brasil CEP 09.210-580
O Laboratório de Cristalografia e Caracterização Estrutural de Materiais (LCCEM) – em operação desde 2012, é uma unidade mista de pesquisa da Universidade Federal do ABC. Neste laboratório são realizados estudos estruturais de materiais orgânicos e inorgânicos, utilizando, principalmente técnicas de espalhamento e difração de radiação.
Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:
As investigações científicas conduzidas no LCCEM têm como foco principal a caracterização estrutural de sistemas coloidais poliméricos, envolvendo polímeros naturais, e, portanto, polissacarídeos, e a sua interação com sistemas vivos. Os membros do grupo de pesquisa contemplam investigadores com conhecimento em química, física, ciência dos polímeros, nanociências e interfaces com a biologia. Os resultados científicos obtidos neste laboratório podem ter impacto principalmente para a área da saúde, mas também em aspectos relacionados ao meio ambiente e a novas energias.
Equipamentos que fazem parte do laboratório:
Equipamento ALV/CGS3 para medidas simultâneas de espalhamento de luz modos estático e dinâmico
Medidor de Potencial Zeta Malvern ZetaSizer Nano ZS
Difratômetros de alta resolução STOE Stadi-P
Localização:
Universidade Federal do ABC
Centro de Ciências Naturais e Humanas – CCNH
Av. dos Estados 5001, Bloco A – Torre 3 (CCNH) – Laboratório 704-3
Telefone: +55 11 3356 7492
Bairro Bangu – Santo André – SP – Brasil.
CEP 09.210-580
Estudos de fenômenos de superfícies e interfaces envolvendo macromoléculas naturais, estruturas auto-associadas e nanopartículas. Destaque para estudos de estabilidade coloidal, desenvolvimento de hidrogéis e materiais porosos para aplicações biomédicas e ambientais, e reaproveitamento de adsorventes usados (economia circular).
Principais linhas de pesquisa desenvolvidas:
Estudos de fenômenos de superfícies e interfaces envolvendo macromoléculas naturais, estruturas auto-associadas e nanopartículas. Destaque para estudos de estabilidade coloidal, desenvolvimento de hidrogéis e materiais porosos para aplicações biomédicas e ambientais, e reaproveitamento de adsorventes usados (economia circular).
Equipamentos que fazem parte do laboratório:
Tensiômetro de alta resolução Krüss K100, elipsômetro, spincoater.
Acesso ao parque de equipamentos da Central Analítica, Instituto de Química https://ca.iq.usp.br/
Localização:
Av. Prof. Lineu Prestes 748, São Paulo – SP, 05508-000
Uso de biomassa lignocelulósica abundantes no país em reações de hidrólise de biomassa lignocelulósica, via catálise enzimática (uma das etapas dos processos de obtenção de bioetanol ); inserção em Biorefinaria e Bioeconomia Circular.
Materiais poliméricos renováveis obtidos via eletrofiação (electrospinning) e constituídos por fibras em escala nanométrica e submicrométrica, visando aplicações variadas; inserção em Materiais Avançados e Bioeconomia Circular.
Síntese de materiais poliméricos a partir de matéria prima renovável, como fibras lignocelulósicas e seus componentes (principalmente celulose e lignina), para uso em aplicações diversificadas, incluindo materiais biocompatíveis com destaque para filmes e compósitos; inserção em Materiais Avançados e Bioeconomia Circular
Equipamentos que fazem parte do laboratório:
Análise Dinâmico Mecânica – Q800 TA Instruments, Termogravimetria – TGA 50-Shimadzu, Eletrofiação – Electrospinning EC-DIG – IME Technologies Acesso ao parque de equipamentos da Central Analítica, Instituto de Química de São Carlos https://caqi.iqsc.usp.br/
Localização:
Av. Trab. São Carlense, 400 – Parque Arnold Schimidt, São Carlos – SP, 13566-590